Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.
Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.
Autor: Daniel Glattauer // Título: @mor // Editora: Suma das Letras // Ano: 2012 // Páginas: 184
O livro @mor foi um dos primeiros que eu li esse ano. Apesar de já ter lido alguns outros títulos que também utilizam e-mails em sua escrita, como Esposa 22 ou O Garoto da Casa ao Lado, @mor foi o primeiro baseado quase que exclusivamente em dois personagens: Leo e Emmi.
A troca de email dos dois começa com um erro de digitação de Emmi no destinatário de um pedido de cancelamento de revista. A partir daí, inicia uma troca esporádica de mensagens que, com o tempo, vai se tornando cada vez mais frequente, até que passa a ser como um refúgio dos personagens.
Achei o livro delicioso na maior parte, até mesmo poético. A forma como o autor desenvolve os emails, as divagações dos personagens, a maneira como os sentimentos começam a ser expostos fez com que o livro fosse devorado rapidamente. Em alguns momentos a leitura acaba ficando um pouco monótona, com alguns emails muito longos de um personagem para o outro e sua consequente resposta, mas não foi nada que estragasse a leitura, de forma nenhuma.
O livro tem uma continuação, chamada A sétima onda, com previsão de lançamento no Brasil para maio/2013.

Nenhum comentário:
Postar um comentário